Vila ConViver: a primeira cohousing sênior do Brasil


Quando jovens, nos preparamos para a vida adulta, mas nem sempre planejamos o envelhecimento. Como gostaríamos de viver os anos de aposentadoria?

Um grupo de 46 pessoas, na cidade de Campinas, interior de São Paulo, já decidiu: quer viver entre amigos, e vai construir a Vila ConViver, primeira cohousing sênior do Brasil.

Segundo dados do IBGE, mais de 15% da população brasileira é composta por pessoas de 60 anos ou mais. Esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Frente a essa realidade, em 2016, a Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp) divulgou aos seus associados, a proposta de implantação da cohousing sênior Vila ConViver. Ela havia sido gestada entre 2013 e 2015, no GT Moradia da instituição. Professores e funcionários, aposentados e na ativa, além de pessoas externas à Unicamp, resolveram levar a ideia adiante e fundaram, no final de 2017, a Associação de Moradores da Cohousing Sênior Vila ConViver.

Saiba mais sobre a Vila e a história das cohousings, neste link.

O projeto campineiro constitui-se em uma comunidade residencial intencional, destinada a pessoas de 50 anos ou mais. Ele é aberto a interessados que buscam uma vida em comunidade, sem abrir mão da individualidade, já que terão a própria casa.

Além das residências e espaços comuns adequados às necessidades dos idosos, a comunidade investe em reforçar laços que favoreçam uma vida harmônica, solidária e cooperativa.

Seus futuros moradores têm participado de todas as etapas do processo de construção, onde cada detalhe é pensado de maneira conjunta e as decisões são tomadas por consenso.

Para os membros da Associação de Moradores da Vila ConViver, está claro que o maior problema do idoso é a solidão e a falta de perspectivas. Daí a opção pela vida em comunidade, que já vem acontecendo, enquanto planejam os espaços físicos da futura moradia.

O projeto se orienta pelos princípios da sustentabilidade e acessibilidade, onde está prevista uma grande área comum, estimulando o convívio social, sem abrir mão das residências individuais. Vários equipamentos comunitários, como cozinha, academia espaços multiuso destinados a atividades como: saraus, palestras, projeção de filmes, trabalhos manuais, quiosques e outros, foram pensados e definidos pela comunidade.

Com estatuto próprio e formalizada juridicamente, a Associação adquiriu, em 2019, um terreno de 24mil m², no Jardim Alto da Cidade Universitária, Distrito de Barão Geraldo. O projeto arquitetônico contempla residências de dois e três dormitórios, sendo que, das 34 unidades habitacionais previstas, cerca de noventa por cento já estão ocupadas.

Em março deste ano tomou posse a nova diretoria da Associação, que tem como presidente Benedito Benedetti. O principal objetivo da diretoria eleita é “tirar do papel a Vila ConViver e concretizá-la em moradias, onde viveremos com segurança ao lado de amigos” – destacou Benedetti. “Neste momento, temos observado o interesse de diversas pessoas em buscar mais informações na página web da Vila, para tomar a decisão de nos procurar e conhecer melhor este projeto. Você também pode fazer parte dessa comunidade pioneira, ativa e solidária. Entre em contato conosco, vamos conversar!” concluiu ele.

Para saber mais sobre a Vila ConViver, acesse o site: www.vilaconviver.org.br.

GALERIA
Fotos: Divulgação/Vila ConViver

 

Rodas de conversa fortalecendo laços.

 

Nova diretoria da Associação: Ao centro, de branco, o presidente Benedetti e sua vice, Solange. À esquerda os tesoureiros Luiz e Eliana. Nas extremidades os secretários Álvaro e Maria.

 

Vista aérea do terreno onde será construída a Vila.

 

Terraplanagem concluída.

 

Projeto arquitetônico aplicado ao terreno.

 

No ato simbólico de entrega das chaves, os futuros moradores puderam ver no mapa a localização de suas casas


29 Comentários

Suely Ramos Ruggeri

Gostaria de saber mais informações, no caso é para a minha irmã, ela tem 67 anos, ganha salário mínimo e ainda paga aluguel água e luz, sendo assim passa por muitas dificuldades, conta com a ajuda dos irmãos, para comprar medicamentos que não encontra - se na rede pública, ela que pediu pra saber se tem a disponibilidade de uma casa para ela.

MARI CLARA STEVAUX

Olá. Sou prof aposentada com 69 anos e procuro local como este do projeto. Gostaria de conversar sobre a possibilidade de eu ingressar neste grupo. Grata

MARI CLARA STEVAUX

Olá. Sou prof aposentada com 69 anos e procuro local como este do projeto. Gostaria de conversar sobre a possibilidade de eu i grossa neste grupo. Grata

Mariana

Olá Queria mais informações Já começaram a construir? Obrigada

Rose Reiter

Oiê me envie mais informações Obrigada Sou de Campinas Barão geraldo

Laureliz Azambuja da Rocha

Posso agendar visita amanhã de manhã? Moro em Porto Alegre mas vim para Campina em maio, por ocasião das enchentes. Minha filha foi aluna da UNICAMP, casou com campineiro e mora aqui.

José Fernando petrini

Parabéns 🎈. Posso participar e estou procurando algo assim. Aguardo resposta. É só para aposentados da Unicamp? Sou aposentado da secretaria da educação.

Sonia Flores Carvalho

Que maravilha essa iniciativa, vêm de encontro ao que procuro. Gostaria de mais informações, por favorzinho!!!

Guido Doria Medina

El concepto es muy interesante y me interesa, les agradecería si pudieran enviarnos más información detallada. Gracias

Maria Goreti Abreu de Almeida

Boa tarde Parabéns pelo projeto. Tenho interesse Preciso de informações. Obrigada

Cleide Medeiros

Tenho interesse no projeto como moradora. Gostaria de conhecer

Cleide Medeiros

Tenho interesse no projeto como moradora. Gostaria de conhecer mais

MAGALI DE ALMEIDA RODRIGUES DE PINHO

Gostaria de maiores informações, por favor.

LIGIA SALONI DUARTE

Gostaria de saber quanto custa morar na vila e o que preciso fazer

Viviana

Gostaria de saber quanto custa morar na vila?

Helia Lúcia Dacol

Estou muito interessada e saber mais sobre o projeto, preco, se as casas são próprias e ou se podem ser alugadas para idosos

Renato Castro

Por favor me mande mais informacoes , valor de custo e o que oferece

MARIA L TEIXEIRA

Gostaria de saber sobre possibilidade de fazer parte dessa comunidade. Moro em Sergipe, Barra dos Coqueiros, mas sou oriunda do estado de São Paulo.nao tenho filhos. Sou s ozinha Aguardo retorno. Grata

vera lúcia nunes

tenho interesse em conhecer o projeto

MARIA DE LOURDES PEREIRA DOS SANTOS L

Viver em comunidade faz toda a diferença

Yara do Couto

Gostaria de maiores informações.

Fernando Piva

Olá, bom dia! Para obtermais informações e entrar em contato diretamente com os(as) responsáveis pela Vila, bas acessar ao link: http://www.vilaconviver.org.br/vila/contato Agradecmeos o comentário! Abraços

Terezinha C L Catto

Gostaria de receber mais informações sobre a Com viver Tenho interesse em adquirir um espaço p minha velhice e do meu esposo

Luciene Azevedo

Quero morar na vila conviver, como faço?

Fernando Piva

Para entrar em contato com a Associação responsável pela Vila, basta acessar vilaconviver.org.br

marina uchida

Olá, gostaria de saber sobre a Vila Conviver …

MARIA CRISTINA DE MELO

Tenho interesse de saber a respeito da VilaConviver

MARIA CRISTINA DE MELO

Tenho interesse de saber a respeito da VilaConviver

RENÉ BRENZIKOFER

Queridos, visto da Suiça a Vila ConViver é um exemplo lindo a ser segundo. Parabéns. Adoramos o artigo, elogios à Comissão de Comunicação. Abraços. René e Mailde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *