A Assembleia Geral de Docentes da Unicamp, reunida no auditório da ADunicamp no último dia 22 de novembro, decidiu aderir à Paralisação Unificada do Funcionalismo Público Paulista, que ocorrerá no próximo dia 28 de novembro (terça-feira). Como agenda da paralisação, está previsto Ato Público em frente a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a partir das 15 horas. A ADunicamp irá disponibilizar transporte a docentes interessados/as em participar (mais informações abaixo).
A paralisação e o ato na Alesp são organizados pela Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, movimento que reúne mais de 90 entidades sindicais do funcionalismo, como protesto contra cortes na Educação e contra as privatizações e a Reforma Administrativa que têm sido executados pelo governo Tarcísio de Freitas. A paralisação também tem o apoio do Fórum das Seis.
“Tarcísio está propondo, na Educação, um corte bilionário com a diminuição dos repasses do ICMS de 30% para 25%. Lembrando que está incluído aí a cota-parte de 9,57% das Universidades Paulistas”, apontou a presidenta da ADunicamp, professora Silvia Gatti (IB) durante a discussão na Assembleia de Docentes. Ela lembrou também que, na questão das privatizações, estão em jogo neste momento a Sabesp e o Metrô de São Paulo. “A Frente é muito ativa e organizada, pautada na valorização do servidor público, e as ações neste momento estão direcionadas aos ataques do atual governo paulista aos serviços públicos”, disse.
A professora Sílvia afirmou que tanto a Frente quanto o Fórum, e também a ADunicamp, não são contra a Reforma Administrativa. “Mas precisamos saber como ela se dará, quais são as propostas reais e que efeitos terá sobre as nossas universidades e o serviço público em geral. O que queremos é transparência e canais de diálogo.”
TRANSPORTE PARA O ATO
A ADunicamp participará do Ato Público em frente a ALESP no dia 28 de novembro de 2023. Os/as docentes interessados/as em ir para São Paulo/SP, deverão enviar e-mail para rose@adunicamp.org.br, manifestar o interesse em participar do ato e solicitar a reserva no transporte. O e-mail deverá ser enviado impreterivelmente até às 14h horas do dia 27 de novembro (segunda-feira).
0 Comentários