ADunicamp, 45 anos de história
Criada em 1977, em meio a uma ditadura militar que completava 13 anos de instalação e de forte repressão a tudo e todos que se opunham a ela (incluídos nesta conta a imprensa em geral, sindicatos, partidos), a ADunicamp trazia consigo tarefas que pareciam quase impossíveis de serem cumpridas: “atuar como um sindicato, lutando pelos direitos trabalhistas dos professores, e também como uma associação de trabalhadores preocupada com a democracia, empenhada em unir-se a outras entidades semelhantes, apoiando-as. Ao mesmo tempo, deveria dar sua contribuição à Universidade pública brasileira – com o propósito de identificar qual o lugar dessa instituição em um país com as particularidades do Brasil – e à própria Unicamp, que carecia de mecanismos de decisão transparentes e abertos”.
A jovem Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) havia sido criada há apenas 10 anos e enfrentava problemas com a administração de seu fundador que, se por um lado havia moldado-a com sua visão de universidade e seu prestígio junto ao poder público e político da época, por outro atuava de forma autoritária e paternalista deixando de lado uma institucionalização que transferisse poder de decisão para a maioria dos docentes que compunha a universidade.
A falta de uma carreira e de uma política definida claramente para as questões internar deixava clara a necessidade de organização dos docentes em uma associação que pudesse influir no destino da universidade.
O prédio do Ciclo Básico foi o palco do primeiro momento, mas também de muitos outros posteriores, da ADunicamp. Lá fora realizada a assembleia que contou com 370 participantes (40% do total de professores na época) e que criou a Associação de Docentes da Unicamp, a ADunicamp. A seu primeiro presidente, José Vitório Zago, coube a tarefa de criar a infraestrutura necessária para que a associação pudesse funcionar.
Desde seu início a ADunicamp deparou-se com dificuldades e o cerceamento das universidades foi um dos mais emblemáticos. O apoio à reunião da SBPC e ao 3º Encontro Nacional de Estudantes, que sofreram forte repressão do governo militar aconteceu meses após sua criação.
“… em 1979, na vigência do mandato de sua primeira diretoria eleita, a ADunicamp já participava do amplo movimento do funcionalismo paulista. No ano anterior, os docentes da Unicamp haviam feito sua primeira greve a partir da qual houve a renúncia de seu primeiro presidente eleito, Rubem Alves. Este, alegando não concordar com a participação de docentes universitários, por ele considerados privilegiados, em um movimento grevista, demitiu-se por carta. Um ano depois, e tendo à frente o vice-presidente José Vitório Zago, que assumiu o lugar de Rubem Alves, a ADunicamp se preparava para participar do maior enfrentamento entre funcionalismo e governo desde o golpe de 1964”.
Contar a história desta instituição não é e nunca foi tarefa fácil. Muitos foram os momentos importantes, assim como muitas foram as questões que teve que enfrentar, interferir e responder, não apenas a seus associados, mas à comunidade acadêmica e à sociedade como um todo. Sua união com “entidades-irmãs” como a ADUSP e a Adunesp e sua participação no movimento docente nacional se tornaram importantes balizadores de sua atuação.
Com uma concepção de universidade voltada às grandes questões nacionais, como ponto de encontro de pensadores e responsáveis pela elaboração de tecnologias, mas, principalmente, de políticas públicas voltadas para o atendimento das necessidades básicas da sociedade e não apenas de grupos econômicos, sua atuação não poderia ser diferente.
Desde sua criação a ADunicamp cresceu e muito. Do prédio do Ciclo Básico, sua primeira morada, à sede própria, em 1996, não foi apenas a infraestrutura que aumentou. A criação do Fórum das Seis (entidade que inicialmente congregava as associações de docentes e de técnicos-administrativos das três universidades públicas paulistas e que hoje congrega ainda os DCEs da Unicamp e Usp e o sindicato dos trabalhadores do Centro Paula Souza) como uma unidade de reivindicação junto ao Conselho de Reitores (Cruesp) após a concessão da Autonomia Universitária em 1989 fez com que a associação ganhasse uma importância cada vez maior.
A passagem de associação para seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, ANDES-SN, foi um processo longo de esclarecimento da comunidade. As alterações do Código Civil, em 2002, fizeram com que empresas, sociedades, associações e entidades em geral, tivessem que se adequar à nova Legislação. Em 2005 a aprovação da lei nº11.127/05, através do artigo 2031 do Código Civil estabeleceu o dia 11 de janeiro de 2007 como prazo final para adequação estatutária. Em uma campanha que durou 4 meses (de agosto a dezembro de 2006) a ADunicamp tratou de discutir e esclarecer seus associados sobre a importância transformar a associação em seção sindical e apresentou proposta de alteração do estatuto baseada em documento de entidades semelhantes. Neste momento Adusp e Adunesp já haviam feito a mudança e a ADunicamp era a única entidade do Fórum das Seis que não era sindicato, o que acarretava em dificuldades na conquista de direitos a toda comunidade docente da universidade e não apenas a seus associados. Em 15 de dezembro de 2006 o resultado da consulta foi favorável à sindicalização. Dos 2060 associados na época 1111 votaram. 73 foram contrários, 23 votaram em branco e 7 anularam seus votos. A maioria, 1008, aprovou a mudança.
Atualmente dos 2.692 docentes da Unicamp 2.092 são filiados à ADunicamp (incluindo os aposentados em ambos os casos).
A casa dos professores
A ADunicamp começou suas atividades em uma assembleia histórica, em 1977, mas logo depois deparou-se com a necessidade de um espaço físico próprio. A solução provisória surgiu com a cessão, pelo IMECC, de uma pequena sala do seu anexo, atrás do IFCH. Em meados da década de 1980, a sede passou a funcionar no subsolo do edifício do Ciclo Básico. Algumas carteiras escolares, escrivaninha, uma máquina de escrever e a Associação tinha o mínimo para funcionar, porém a sala ainda carecia de infraestrutura para reuniões. Em uma loja de mobília usada, nas cercanias da Unicamp, no bairro de Barão Geraldo, foi comprado um conjunto de sala de jantar com cadeiras estofadas. Não era bem o que se esperava de uma sala de reuniões, mas era o que o dinheiro podia pagar.
Daí para diante, a ADunicamp mudaria ainda uma vez de endereço, mas permaneceria ocupando um pequeno espaço, no subsolo do Ciclo Básico. Em 1990 viria o acordo pelo qual a Unicamp cederia em comodato um terreno no campus, no qual a ADunicamp poderia construir sua sede. Seis anos depois, inaugurou-se a nova sede: não mais um acanhado escritório, mas um conjunto de pequenos edifícios que abrigam administração, auditório, sala multiuso, cantina [que posteriormente foi reformada para dar lugar a um restaurante] e biblioteca. Para que isso fosse possível, a mensalidade cobrada dos associados fora temporariamente aumentada de 0,3% para 1% do salário do docente. Após a construção, ela foi reduzida para 0,7%, nível mantido até hoje .
Para aqueles que querem conhecer mais a fundo a história desta instituição que faz parte não a penas da história da Unicamp, mas também do Brasil, todo o acervo de livros e demais publicações da ADunicamp está sendo disponibilizado neste portal. O banco de dados, ainda em formação, inicialmente conta apenas com os anos de 2008 e 2009, mas deverá conter todos os números de seus jornais, revistas, cadernos e fotos.
DIRETORIAS ANTERIORES
27ª Diretoria
2º Vice-presidente: Paulo Cesar Centoducatte
1ª Secretária: Verónica González-Lopez
2ª Secretária: Áurea Maria Guimarães
1º Tesoureiro: Gustavo Tenório Cunha
2º Tesoureiro: Guilherme Santos Mello
Diretor Administrativo: Edson Joaquim dos Santos
Diretora de Imprensa: Edwiges Maria Morato
Diretor Cultural: Wanderley Martins
06/2018 a 06/2020
26ª Diretoria
2º Vice-presidente: Bento da Costa Carvalho Junior
1º Secretário: André Albino de Almeida
2ª Secretária: Ana Maria Torezan
1º Tesoureiro: Paulo Sampaio Xavier de Oliveira
2ª Tesoureira: Regina Celia da Silva
Diretora Administrativa: Maria Cecília Cardoso Benatti
Diretora Cultural: Olga Maria Carvalho Fernandes
Diretor de Imprensa: Adolpho Hengeltraub
06/2016 a 06/2018
25ª Diretoria
2º Vice-presidente: Adolpho Hengeltraub
1º Secretário: Paulo Sampaio Xavier de Oliveira
2º Secretário: Bento da Costa Carvalho Júnior
1º Tesoureiro: Nilo Sérgio Sabbião Rodrigues
2º tesoureiro: Nelson Prado Alves Pinto
Diretora Administrativa: Maria Cecília Cardoso Benatti
Diretora Cultural:Olga Maria Carvalho Fernandes
Diretor de Imprensa: César Aparecido Nunes
06/2014 a 06/2016
24ª Diretoria
2º Vice-presidente: Mauro Antônio Pires Dias da Silva
1º Secretário: Bento da Costa Carvalho Júnior
2ª Secretária: Maria Cecília Cardoso Benatti
1ª Tesoureira: Olga Maria Carvalho Fernandes
2º Tesoureiro: Edson Françozo
Diretor Administrativo: Valério José Arantes
Diretor Cultural: Joel Sales Giglio
Diretor de Imprensa: Paulo Sampaio Xavier de Oliveira
06/2012 a 06/2014
23ª Diretoria
2º Vice-Presidente: Edson Françozo
1ª Secretário: Maria Cristina Bahia Wutke
2ª Secretária: Ângela Fátima Soligo
1º Tesoureiro: Nilo Sérgio Sabbião Rodrigues
2º Tesoureira: Paulo Cesar Centoducatte
Diretora Administrativa: Maria Cecília Cardoso Benatti
Diretor de Imprensa: Adolpho Hengeltraub
Diretor Cultural: Valério José Arantes
06/2010 a 06/2012
22ª Diretoria
2º Vice-Presidente: Valério José Arantes
1º Secretário: Edmundo Fernandes Dias (falecido)
2º Secretária: Jair Franklin Oliveira Júnior
1º Tesoureiro: Jorge Isaias LlagosteraBeltran
2ª Tesoureira: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson
Diretora Administrativa: Maria Cristina Bahia Wutke
Diretor de Imprensa: Adolpho Hengeltraub
Diretora Cultural: Tereza Cristina R. Penna
05/2008 a 05/2010
21ª Diretoria
2º Vice-Presidente:Mauro Antônio Pires Dias da Silva
1º Secretário: Jo rge Isaias Llagostera Beltran
2ª Secretária: Maria Cristina Bahia Wutke
1ª Tesoureira: Bento da Costa Carvalho Júnior
2º Tesoureiro:Paulo Cesar Centoducatte
Diretor Administrativo: Vicente Rodriguez
Diretor de Imprensa: Adolpho Hengeltraub
Diretor Cultural: Antônio Fernando dos Santos Penna (falecido)
04/2007 a 05/2008
20ª Diretoria
2º Vice-Presidente: Maria Cristina Bahia Wutke
1º Secretário: Valério José Arantes
2ª Secretária: Márcia Regina Nozawa
1ª Tesoureira: Bento da Costa Carvalho Júnior
2º Tesoureiro: Terezinha de Jesus Machado Maher
Diretora Administrativa: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson
Diretor de Imprensa: Hélio Lemos Sôlha
Diretor Cultural: Esdras Rodrigues Silva
10/2005 a 04/2007
19ª Diretoria
2º Vice-Presidente: Mauro Antônio Pires Dias da Silva
1º Secretário: Plínio Soares de Arruda Sampaio Junior
2ª Secretária: Maria Cristina Bahia Wutke
1ª Tesoureira: Alba Regina Monteiro Souza Brito
2º Tesoureiro: Paulo Cesar Centoducatte
Diretor Administrativo: Giocondo Mário Negro Filho
Diretora de Imprensa: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson
Diretor Cultural: Esdras Rodrigues Silva
06/2004 A 11/2005
18ª Diretoria
2º Vice-Presidente: Mauro Antônio Pires Dias da Silva
1º Secretário: Giocondo Mário Negro Filho
2ª Secretária: Maria Cristina Bahia Wutke
1ª Tesoureira: Alba Regina Monteiro Souza Brito
2º Tesoureiro: Bento da Costa Carvalho Junior
Diretor Administrativo: Paulo Cesar Centoducatte
Diretora de Imprensa: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson
Diretora Cultural: Marlene Rita de Queiroz
12/2002 A 05/2004
17ª Diretoria
2º Vice-Presidente: Elias Basile Tambourgi
1º Secretário: José Vitório Zago
2ª Secretária: Maria Cristina B. Wutke
1º Tesoureiro: Nelson Prado Alves Pinto
2º Tesoureiro: Luiz Antônio Viotto
Diretor Administrativo: Adolpho Hengeltraub
Diretora de Imprensa: Tânia Maria Alkmim
Diretora Cultural: Márcia Regina Nozawa
06/2001 A 11/2002
16ª Diretoria
1º Vice-Presidente: Itamar Ferreira
2º Vice-Presidente: Marcos Nobre
1ª Secretária: Tânia Maria Alkmim
2º Secretário: José Vitório Zago
1º Tesoureiro: Adolpho Hengeltraub
2ª Tesoureira: Maria Aparecida Affonso Moysés
Diretor Administrativo: Nelson Rodrigues dos Santos
Diretora de Imprensa: Eleonora C. Albano
Diretor Cultural: Valério José Arantes12/1999 a 05/2001
15ª Diretoria
2ª Vice-Presidente: Tânia Maria Alkmin
1º Secretário: Valério José Arantes
2ª Secretária: Maria Ângela Fagnani
1ª Tesoureira: Alba Regina Monteiro S. Brito
2º Tesoureiro: Antonio Trigueiros
Diretor Administrativo: Nelson Rodrigues dos Santos
Diretora de Imprensa: Clémence Marie Jouet-Pastre
Diretora Cultural: Maria Cristina de C. Cunha
06/1998 a 11/1999
14ª Diretoria
2º Vice-Presidente: Osmar de Oliveira Marchese
1º Secretário: Wilmar da Rocha D’Angelis
2ª Secretária: Maria Elisabete Silva Tocchini
1ª Tesoureira: Alba Regina Monteiro S. Brito
2º Tesoureiro: José Luiz Antunes de O. e Souza
Diretora Administrativa: Regina Maria de Souza
Diretor de Imprensa: Carlos Rodrigues de Souza (falecido)
Diretor Cultural: José Roberto Zan
11/1996 a 05/1998
13ª Diretoria
2º Vice-Presidente: José Luiz Antunes de Oliveira Souza
1ª Secretária: Lúcia Pereira da Silva
2ª Secretária: Sílvia Azucena Nebra de Pérez
1ª Tesoureira: Nora Marcela Haun Quirós
2ª Tesoureira: Marlene Rita de Queiroz
Diretor Administrativo: Lino Castellani Filho
Diretora de Imprensa: Helena Costa Lopes de Freitas
Diretor Cultural: José Ricardo Figueiredo
05/1995 a 11/1996
12ª Diretoria
2º Vice-Presidente: João Wanderley Geraldi
1º Secretário: Michel Sadalla Filho
2º Secretário: Reinaldo Camargo Rigitano
1ª Tesoureira: Nora Marcela Haun Quirós
2º Tesoureiro: Elias Basile Tambourgi
Diretor Administrativo: Carlos Fernando S. de Andrade
Diretora de Imprensa: Helena Costa Lopes de Freitas
Diretora Cultural: Helena Jank
11/1993 a 04/1995
11ª Diretoria
2º Vice-Presidente: Eduardo Joaquim de Souza Vichi (falecido)
1º Secretário: Ramón Leonardo Hinojosa Gutiérrez
2º Secretário: Valério José Arantes
1º Tesoureiro: Miguel Arcanjo Areas
2ª Tesoureira: Denise Bértoli Braga
Diretora Administrativa: Emilia Rutkowiski
Diretor de Imprensa: Hélio Lemos Solha
Diretor Cultural: Antônio Gomes Trigueiros
04/1992 a 10/1993
10ª Diretoria
2º Vice-Presidente: Eduardo Joaquim de Souza Vichi (falecido)
1º Secretário: Ramón Leonardo Hinojosa Gutiérrez
2º Secretário: Valério José Arantes
1ª Tesoureira: Maria Alice Bozola Grou
2ª Tesoureira: Maria Cecília Cardoso Benatti
Diretor Administrativo: Carlos Fernando S. de Andrade
Diretor de Imprensa: Hélio Lemos Solha
Diretora Cultural: Emília Rutkowiski
09/1991 a 04/1992
09ª Diretoria
2º Vice-Presidente: Roberto Teixeira Mendes
1º Tesoureiro: Silvio de Alencastro Pregnolatto
2º Tesoureiro: Celso Ulysses Davanzo
Diretor Administrativo: Elias Humberto Alves (falecido)
Diretor de Imprensa: Luiz Fernando Milanez
Diretora Cultural: Rachel Negrão Cavalcante
10/1990 a 09/1991
08ª Diretoria
2º Vice-Presidente: João Frederico Costa Azevedo Meyer
1ª Secretária: Tânia Maria Alkimim
2ª Secretária: Maria Alice Garcia
1º Tesoureiro: Luiz Carlos de Almeida
2º Tesoureiro: Wilson de Figueiredo Jardim
Diretor Administrativo: Antonio Carlos Sales Algarte
Diretor de Imprensa: Luiz Fernando Milanez
Diretora Cultural: Rachel Negrão Cavalcante
04/1989 a 09/1990
07ª Diretoria
2º Vice-Presidente: Newton Muller Pereira
1º Secretário: José Vitório Zago
2º Secretário: Luís Carlos Guedes Pinto
1º Tesoureiro: Francisco Hideo Aoki
2º Tesoureiro: Luiz Carlos de Almeida
Diretor Administrativo: Francisco Benedito Teixeira Pessine
Diretor de Imprensa: Carlos Rodrigues de Souza (falecido)
Diretor Cultural: Fernando de Almeida França (falecido)
09/1987 a 04/1989
06ª Diretoria
2º Vice-Presidente: José Sátiro de Oliveira
1º Secretário: Silvio Pregnolatto
2º Secretário: Alfonso Schrank
1º Tesoureiro: Aderbal Farias Magalhães
2º Tesoureiro: José Suassuna Filho
09/1985 a 09/1987
05ª Diretoria
2º Vice-Presidente: Carlos Henrique de Brito Cruz
1º Secretário: Oséas Valente de Avilez Filho
2º Secretário: Kikyo Yamamoto
1º Tesoureiro: Mário Ferreira Presser (falecido)
2º Tesoureiro: Nilo Sérgio Sabbião Rodrigues
09/1983 a 09/1985
04ª Diretoria
2ª Vice-Presidente: Elza Cotrim Soares
1º Secretário: José Benedito Schneider
2º Secretário: Raul Vinhas Ribeiro
1º Tesoureiro: Renato Atílio Jorge
2º Tesoureiro: Antonio Carlos Bannwart
11/1981 a 09/1983
03ª Diretoria
2º Vice-Presidente: Angel Pino Sirgado (falecido)
1º Secretário: José Benedito Schneider
2ª Secretária: Maria Antonia M. Galleazzi
1º Tesoureiro: Jonas de Araújo Romualdo (falecido)
2º Tesoureiro: Roberto Jarbas Toledo
10/1979 a 11/1981
02ª Diretoria
2º Vice-Presidente: Armando Turtelli Júnior
1º Secretário: José Luiz Boldrini
2º Secretário: Roberto Jarbas Toledo
1º Tesoureiro: Renato Atílio Jorge
2º Tesoureiro: Carlos Rodrigues de Souza (falecido)
10/1977 a 10/1979
01ª Diretoria (Provisória)
2º Vice-Presidente: Hermógenes de Freitas Leitão Filho (falecido)
1º Secretário: Eliézer Rizzo de Oliveira
2º Secretário: Júlio Hadler
1º Tesoureiro: Ulysses Cidade Semeghini
2º Tesoureiro: José Ricardo Figueiredo
19/05/1977 a 12/10/1977