ADunicamp, 45 anos de história

Criada em 1977, em meio a uma ditadura militar que completava 13 anos de instalação e de forte repressão a tudo e todos que se opunham a ela (incluídos nesta conta a imprensa em geral, sindicatos, partidos), a ADunicamp trazia consigo tarefas que pareciam quase impossíveis de serem cumpridas: “atuar como um sindicato, lutando pelos direitos trabalhistas dos professores, e também como uma associação de trabalhadores preocupada com a democracia, empenhada em unir-se a outras entidades semelhantes, apoiando-as. Ao mesmo tempo, deveria dar sua contribuição à Universidade pública brasileira – com o propósito de identificar qual o lugar dessa instituição em um país com as particularidades do Brasil – e à própria Unicamp, que carecia de mecanismos de decisão transparentes e abertos”.

A jovem Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) havia sido criada há apenas 10 anos e enfrentava problemas com a administração de seu fundador que, se por um lado havia moldado-a com sua visão de universidade e seu prestígio junto ao poder público e político da época, por outro atuava de forma autoritária e paternalista deixando de lado uma institucionalização que transferisse poder de decisão para a maioria dos docentes que compunha a universidade.

A falta de uma carreira e de uma política definida claramente para as questões internar deixava clara a necessidade de organização dos docentes em uma associação que pudesse influir no destino da universidade.

O prédio do Ciclo Básico foi o palco do primeiro momento, mas também de muitos outros posteriores, da ADunicamp. Lá fora realizada a assembleia que contou com 370 participantes (40% do total de professores na época) e que criou a Associação de Docentes da Unicamp, a ADunicamp. A seu primeiro presidente, José Vitório Zago, coube a tarefa de criar a infraestrutura necessária para que a associação pudesse funcionar.

Desde seu início a ADunicamp deparou-se com dificuldades e o cerceamento das universidades foi um dos mais emblemáticos. O apoio à reunião da SBPC e ao 3º Encontro Nacional de Estudantes, que sofreram forte repressão do governo militar aconteceu meses após sua criação.

“… em 1979, na vigência do mandato de sua primeira diretoria eleita, a ADunicamp já participava do amplo movimento do funcionalismo paulista. No ano anterior, os docentes da Unicamp haviam feito sua primeira greve a partir da qual houve a renúncia de seu primeiro presidente eleito, Rubem Alves. Este, alegando não concordar com a participação de docentes universitários, por ele considerados privilegiados, em um movimento grevista, demitiu-se por carta. Um ano depois, e tendo à frente o vice-presidente José Vitório Zago, que assumiu o lugar de Rubem Alves, a ADunicamp se preparava para participar do maior enfrentamento entre funcionalismo e governo desde o golpe de 1964”.

Contar a história desta instituição não é e nunca foi tarefa fácil. Muitos foram os momentos importantes, assim como muitas foram as questões que teve que enfrentar, interferir e responder, não apenas a seus associados, mas à comunidade acadêmica e à sociedade como um todo. Sua união com “entidades-irmãs” como a ADUSP e a Adunesp e sua participação no movimento docente nacional se tornaram importantes balizadores de sua atuação.

Com uma concepção de universidade voltada às grandes questões nacionais, como ponto de encontro de pensadores e responsáveis pela elaboração de tecnologias, mas, principalmente, de políticas públicas voltadas para o atendimento das necessidades básicas da sociedade e não apenas de grupos econômicos, sua atuação não poderia ser diferente.

Desde sua criação a ADunicamp cresceu e muito. Do prédio do Ciclo Básico, sua primeira morada, à sede própria, em 1996, não foi apenas a infraestrutura que aumentou. A criação do Fórum das Seis (entidade que inicialmente congregava as associações de docentes e de técnicos-administrativos das três universidades públicas paulistas e que hoje congrega ainda os DCEs da Unicamp e Usp e o sindicato dos trabalhadores do Centro Paula Souza) como uma unidade de reivindicação junto ao Conselho de Reitores (Cruesp) após a concessão da Autonomia Universitária em 1989 fez com que a associação ganhasse uma importância cada vez maior.

A passagem de associação para seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, ANDES-SN, foi um processo longo de esclarecimento da comunidade. As alterações do Código Civil, em 2002, fizeram com que empresas, sociedades, associações e entidades em geral, tivessem que se adequar à nova Legislação. Em 2005 a aprovação da lei nº11.127/05, através do artigo 2031 do Código Civil estabeleceu o dia 11 de janeiro de 2007 como prazo final para adequação estatutária. Em uma campanha que durou 4 meses (de agosto a dezembro de 2006) a ADunicamp tratou de discutir e esclarecer seus associados sobre a importância transformar a associação em seção sindical e apresentou proposta de alteração do estatuto baseada em documento de entidades semelhantes. Neste momento Adusp e Adunesp já haviam feito a mudança e a ADunicamp era a única entidade do Fórum das Seis que não era sindicato, o que acarretava em dificuldades na conquista de direitos a toda comunidade docente da universidade e não apenas a seus associados. Em 15 de dezembro de 2006 o resultado da consulta foi favorável à sindicalização. Dos 2060 associados na época 1111 votaram. 73 foram contrários, 23 votaram em branco e 7 anularam seus votos. A maioria, 1008, aprovou a mudança.

Atualmente dos 2.692 docentes da Unicamp 2.092 são filiados à ADunicamp (incluindo os aposentados em ambos os casos).

A casa dos professores

A ADunicamp começou suas atividades em uma assembleia histórica, em 1977, mas logo depois deparou-se com a necessidade de um espaço físico próprio. A solução provisória surgiu com a cessão, pelo IMECC, de uma pequena sala do seu anexo, atrás do IFCH. Em meados da década de 1980, a sede passou a funcionar no subsolo do edifício do Ciclo Básico. Algumas carteiras escolares, escrivaninha, uma máquina de escrever e a Associação tinha o mínimo para funcionar, porém a sala ainda carecia de infraestrutura para reuniões. Em uma loja de mobília usada, nas cercanias da Unicamp, no bairro de Barão Geraldo, foi comprado um conjunto de sala de jantar com cadeiras estofadas. Não era bem o que se esperava de uma sala de reuniões, mas era o que o dinheiro podia pagar.

Daí para diante, a ADunicamp mudaria ainda uma vez de endereço, mas permaneceria ocupando um pequeno espaço, no subsolo do Ciclo Básico. Em 1990 viria o acordo pelo qual a Unicamp cederia em comodato um terreno no campus, no qual a ADunicamp poderia construir sua sede. Seis anos depois, inaugurou-se a nova sede: não mais um acanhado escritório, mas um conjunto de pequenos edifícios que abrigam administração, auditório, sala multiuso, cantina [que posteriormente foi reformada para dar lugar a um restaurante] e biblioteca. Para que isso fosse possível, a mensalidade cobrada dos associados fora temporariamente aumentada de 0,3% para 1% do salário do docente. Após a construção, ela foi reduzida para 0,7%, nível mantido até hoje .

Para aqueles que querem conhecer mais a fundo a história desta instituição que faz parte não a penas da história da Unicamp, mas também do Brasil, todo o acervo de livros e demais publicações da ADunicamp está sendo disponibilizado neste portal. O banco de dados, ainda em formação, inicialmente conta apenas com os anos de 2008 e 2009, mas deverá conter todos os números de seus jornais, revistas, cadernos e fotos.

DIRETORIAS ANTERIORES

27ª Diretoria

Presidente: Wagner Romão1ª Vice-presidente: Silvia Gatti

2º Vice-presidente: Paulo Cesar Centoducatte

1ª Secretária: Verónica González-Lopez

2ª Secretária: Áurea Maria Guimarães

1º Tesoureiro: Gustavo Tenório Cunha

2º Tesoureiro: Guilherme Santos Mello

Diretor Administrativo: Edson Joaquim dos Santos

Diretora de Imprensa: Edwiges Maria Morato

Diretor Cultural: Wanderley Martins

06/2018 a 06/2020

26ª Diretoria

Presidente: Paulo Cesar Centoducatte1º Vice-presidente: Mauro Antônio Pires Dias da Silva

2º Vice-presidente: Bento da Costa Carvalho Junior

1º Secretário: André Albino de Almeida

2ª Secretária: Ana Maria Torezan

1º Tesoureiro: Paulo Sampaio Xavier de Oliveira

2ª Tesoureira: Regina Celia da Silva

Diretora Administrativa: Maria Cecília Cardoso Benatti

Diretora Cultural: Olga Maria Carvalho Fernandes

Diretor de Imprensa: Adolpho Hengeltraub

06/2016 a 06/2018

25ª Diretoria

Presidente: Paulo Cesar Centoducatte1º Vice-presidente: Valério José Arantes

2º Vice-presidente: Adolpho Hengeltraub

1º Secretário: Paulo Sampaio Xavier de Oliveira

2º Secretário: Bento da Costa Carvalho Júnior

1º Tesoureiro: Nilo Sérgio Sabbião Rodrigues

2º tesoureiro: Nelson Prado Alves Pinto

Diretora Administrativa: Maria Cecília Cardoso Benatti

Diretora Cultural:Olga Maria Carvalho Fernandes

Diretor de Imprensa: César Aparecido Nunes

06/2014 a 06/2016

24ª Diretoria

Presidente: Paulo Cesar Centoducatte1º Vice-presidente: Adolpho Hengeltraub

2º Vice-presidente: Mauro Antônio Pires Dias da Silva

1º Secretário: Bento da Costa Carvalho Júnior

2ª Secretária: Maria Cecília Cardoso Benatti

1ª Tesoureira: Olga Maria Carvalho Fernandes

2º Tesoureiro: Edson Françozo

Diretor Administrativo: Valério José Arantes

Diretor Cultural: Joel Sales Giglio

Diretor de Imprensa: Paulo Sampaio Xavier de Oliveira

06/2012 a 06/2014

23ª Diretoria

Presidente: Mauro Antônio Pires Dias da Silva1º Vice-Presidente: Hélio Lemos Sôlha

2º Vice-Presidente: Edson Françozo

1ª Secretário: Maria Cristina Bahia Wutke

2ª Secretária: Ângela Fátima Soligo

1º Tesoureiro: Nilo Sérgio Sabbião Rodrigues

2º Tesoureira: Paulo Cesar Centoducatte

Diretora Administrativa: Maria Cecília Cardoso Benatti

Diretor de Imprensa: Adolpho Hengeltraub

Diretor Cultural: Valério José Arantes

06/2010 a 06/2012

22ª Diretoria

Presidente: Paulo Cesar Centoducatte1º Vice-Presidente: Mauro Antônio Pires Dias da Silva

2º Vice-Presidente: Valério José Arantes

1º Secretário: Edmundo Fernandes Dias (falecido)

2º Secretária: Jair Franklin Oliveira Júnior

1º Tesoureiro: Jorge Isaias LlagosteraBeltran

2ª Tesoureira: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson

Diretora Administrativa: Maria Cristina Bahia Wutke

Diretor de Imprensa: Adolpho Hengeltraub

Diretora Cultural: Tereza Cristina R. Penna

05/2008 a 05/2010

21ª Diretoria

Presidente: Valério José Arantes1ª Vice-Presidente: Edmundo Fernandes Dias (falecido)

2º Vice-Presidente:Mauro Antônio Pires Dias da Silva

1º Secretário: Jo rge Isaias Llagostera Beltran

2ª Secretária: Maria Cristina Bahia Wutke

1ª Tesoureira: Bento da Costa Carvalho Júnior

2º Tesoureiro:Paulo Cesar Centoducatte

Diretor Administrativo: Vicente Rodriguez

Diretor de Imprensa: Adolpho Hengeltraub

Diretor Cultural: Antônio Fernando dos Santos Penna (falecido)

04/2007 a 05/2008

20ª Diretoria

Presidente: Mauro Antônio Pires Dias da Silva1ª Vice-Presidente: Tânia Maria Alkmim

2º Vice-Presidente: Maria Cristina Bahia Wutke

1º Secretário: Valério José Arantes

2ª Secretária: Márcia Regina Nozawa

1ª Tesoureira: Bento da Costa Carvalho Júnior

2º Tesoureiro: Terezinha de Jesus Machado Maher

Diretora Administrativa: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson

Diretor de Imprensa: Hélio Lemos Sôlha

Diretor Cultural: Esdras Rodrigues Silva

10/2005 a 04/2007

19ª Diretoria

Presidente: Maria Aparecida Affonso Moysés1ª Vice-Presidente: Tânia Maria Alkmim

2º Vice-Presidente: Mauro Antônio Pires Dias da Silva

1º Secretário: Plínio Soares de Arruda Sampaio Junior

2ª Secretária: Maria Cristina Bahia Wutke

1ª Tesoureira: Alba Regina Monteiro Souza Brito

2º Tesoureiro: Paulo Cesar Centoducatte

Diretor Administrativo: Giocondo Mário Negro Filho

Diretora de Imprensa: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson

Diretor Cultural: Esdras Rodrigues Silva

06/2004 A 11/2005

18ª Diretoria

Presidente: Maria Aparecida Affonso Moysés1º Vice-Presidente: Edmundo Fernandes Dias

2º Vice-Presidente: Mauro Antônio Pires Dias da Silva

1º Secretário: Giocondo Mário Negro Filho

2ª Secretária: Maria Cristina Bahia Wutke

1ª Tesoureira: Alba Regina Monteiro Souza Brito

2º Tesoureiro: Bento da Costa Carvalho Junior

Diretor Administrativo: Paulo Cesar Centoducatte

Diretora de Imprensa: Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson

Diretora Cultural: Marlene Rita de Queiroz

12/2002 A 05/2004

17ª Diretoria

Presidente: José Roberto Zan1ª Vice-Presidente: Maria Aparecida Affonso Moysés

2º Vice-Presidente: Elias Basile Tambourgi

1º Secretário: José Vitório Zago

2ª Secretária: Maria Cristina B. Wutke

1º Tesoureiro: Nelson Prado Alves Pinto

2º Tesoureiro: Luiz Antônio Viotto

Diretor Administrativo: Adolpho Hengeltraub

Diretora de Imprensa: Tânia Maria Alkmim

Diretora Cultural: Márcia Regina Nozawa

06/2001 A 11/2002

16ª Diretoria

Presidente: Francisco de Assis Machado Reis
1º Vice-Presidente: Itamar Ferreira
2º Vice-Presidente: Marcos Nobre
1ª Secretária: Tânia Maria Alkmim
2º Secretário: José Vitório Zago
1º Tesoureiro: Adolpho Hengeltraub
2ª Tesoureira: Maria Aparecida Affonso Moysés
Diretor Administrativo: Nelson Rodrigues dos Santos
Diretora de Imprensa: Eleonora C. Albano
Diretor Cultural: Valério José Arantes12/1999 a 05/2001

15ª Diretoria

Presidente: José Roberto Zan1º Vice-Presidente: Adolpho Hengeltraub

2ª Vice-Presidente: Tânia Maria Alkmin

1º Secretário: Valério José Arantes

2ª Secretária: Maria Ângela Fagnani

1ª Tesoureira: Alba Regina Monteiro S. Brito

2º Tesoureiro: Antonio Trigueiros

Diretor Administrativo: Nelson Rodrigues dos Santos

Diretora de Imprensa: Clémence Marie Jouet-Pastre

Diretora Cultural: Maria Cristina de C. Cunha

06/1998 a 11/1999

14ª Diretoria

Presidente: Lino Castellani Filho1º Vice-Presidente: Nelson Rodrigues dos Santos

2º Vice-Presidente: Osmar de Oliveira Marchese

1º Secretário: Wilmar da Rocha D’Angelis

2ª Secretária: Maria Elisabete Silva Tocchini

1ª Tesoureira: Alba Regina Monteiro S. Brito

2º Tesoureiro: José Luiz Antunes de O. e Souza

Diretora Administrativa: Regina Maria de Souza

Diretor de Imprensa: Carlos Rodrigues de Souza (falecido)

Diretor Cultural: José Roberto Zan

11/1996 a 05/1998

13ª Diretoria

Presidente: Luís Carlos Guedes Pinto1ª Vice-Presidente: Ítala Maria Loffredo D’Ottaviano

2º Vice-Presidente: José Luiz Antunes de Oliveira Souza

1ª Secretária: Lúcia Pereira da Silva

2ª Secretária: Sílvia Azucena Nebra de Pérez

1ª Tesoureira: Nora Marcela Haun Quirós

2ª Tesoureira: Marlene Rita de Queiroz

Diretor Administrativo: Lino Castellani Filho

Diretora de Imprensa: Helena Costa Lopes de Freitas

Diretor Cultural: José Ricardo Figueiredo

05/1995 a 11/1996

12ª Diretoria

Presidente: José Ricardo Figueiredo1ª Vice-Presidente: Ítala Maria Loffredo D’Ottaviano

2º Vice-Presidente: João Wanderley Geraldi

1º Secretário: Michel Sadalla Filho

2º Secretário: Reinaldo Camargo Rigitano

1ª Tesoureira: Nora Marcela Haun Quirós

2º Tesoureiro: Elias Basile Tambourgi

Diretor Administrativo: Carlos Fernando S. de Andrade

Diretora de Imprensa: Helena Costa Lopes de Freitas

Diretora Cultural: Helena Jank

11/1993 a 04/1995

11ª Diretoria

Presidente: Adolpho Hengeltraub1º Vice-Presidente: Rafael Santos Mendes

2º Vice-Presidente: Eduardo Joaquim de Souza Vichi (falecido)

1º Secretário: Ramón Leonardo Hinojosa Gutiérrez

2º Secretário: Valério José Arantes

1º Tesoureiro: Miguel Arcanjo Areas

2ª Tesoureira: Denise Bértoli Braga

Diretora Administrativa: Emilia Rutkowiski

Diretor de Imprensa: Hélio Lemos Solha

Diretor Cultural: Antônio Gomes Trigueiros

04/1992 a 10/1993

10ª Diretoria

Presidente: Adolpho Hengeltraub1º Vice-Presidente: Rafael Santos Mendes

2º Vice-Presidente: Eduardo Joaquim de Souza Vichi (falecido)

1º Secretário: Ramón Leonardo Hinojosa Gutiérrez

2º Secretário: Valério José Arantes

1ª Tesoureira: Maria Alice Bozola Grou

2ª Tesoureira: Maria Cecília Cardoso Benatti

Diretor Administrativo: Carlos Fernando S. de Andrade

Diretor de Imprensa: Hélio Lemos Solha

Diretora Cultural: Emília Rutkowiski

09/1991 a 04/1992

09ª Diretoria

Presidente: Sérgio Silva1º Vice-Presidente: Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes

2º Vice-Presidente: Roberto Teixeira Mendes

1º Tesoureiro: Silvio de Alencastro Pregnolatto

2º Tesoureiro: Celso Ulysses Davanzo

Diretor Administrativo: Elias Humberto Alves (falecido)

Diretor de Imprensa: Luiz Fernando Milanez

Diretora Cultural: Rachel Negrão Cavalcante

10/1990 a 09/1991

08ª Diretoria

Presidenta: Helena Costa Lopes de Freitas1º Vice-Presidente: Francisco Hideo Aoki

2º Vice-Presidente: João Frederico Costa Azevedo Meyer

1ª Secretária: Tânia Maria Alkimim

2ª Secretária: Maria Alice Garcia

1º Tesoureiro: Luiz Carlos de Almeida

2º Tesoureiro: Wilson de Figueiredo Jardim

Diretor Administrativo: Antonio Carlos Sales Algarte

Diretor de Imprensa: Luiz Fernando Milanez

Diretora Cultural: Rachel Negrão Cavalcante

04/1989 a 09/1990

07ª Diretoria

Presidenta: Helena Costa Lopes de Freitas1º Vice-Presidente: José Suassuna Filho

2º Vice-Presidente: Newton Muller Pereira

1º Secretário: José Vitório Zago

2º Secretário: Luís Carlos Guedes Pinto

1º Tesoureiro: Francisco Hideo Aoki

2º Tesoureiro: Luiz Carlos de Almeida

Diretor Administrativo: Francisco Benedito Teixeira Pessine

Diretor de Imprensa: Carlos Rodrigues de Souza (falecido)

Diretor Cultural: Fernando de Almeida França (falecido)

09/1987 a 04/1989

06ª Diretoria

Presidente: Hermano de Medeiros Ferreira Tavares (saída do Hermano: abril/87 assume Teixeira)1º Vice-Presidente: Roberto Teixeira Mendes

2º Vice-Presidente: José Sátiro de Oliveira

1º Secretário: Silvio Pregnolatto

2º Secretário: Alfonso Schrank

1º Tesoureiro: Aderbal Farias Magalhães

2º Tesoureiro: José Suassuna Filho

09/1985 a 09/1987

05ª Diretoria

Presidente: Renato Atílio Jorge1º Vice-Presidente: Gastão Wagner de Souza Campos

2º Vice-Presidente: Carlos Henrique de Brito Cruz

1º Secretário: Oséas Valente de Avilez Filho

2º Secretário: Kikyo Yamamoto

1º Tesoureiro: Mário Ferreira Presser (falecido)

2º Tesoureiro: Nilo Sérgio Sabbião Rodrigues

09/1983 a 09/1985

04ª Diretoria

Presidente: Eliézer Rizzo de Oliveira1º Vice-Presidente: Edmundo Fernandes Dias (falecido)

2ª Vice-Presidente: Elza Cotrim Soares

1º Secretário: José Benedito Schneider

2º Secretário: Raul Vinhas Ribeiro

1º Tesoureiro: Renato Atílio Jorge

2º Tesoureiro: Antonio Carlos Bannwart

11/1981 a 09/1983

03ª Diretoria

Presidente: Paulo Renato Costa Souza (falecido)1º Vice-Presidente: José Tomas Vieira Pereira

2º Vice-Presidente: Angel Pino Sirgado (falecido)

1º Secretário: José Benedito Schneider

2ª Secretária: Maria Antonia M. Galleazzi

1º Tesoureiro: Jonas de Araújo Romualdo (falecido)

2º Tesoureiro: Roberto Jarbas Toledo

10/1979 a 11/1981

02ª Diretoria

Presidente: Rubem Alves (falecido)1º Vice-Presidente: José Vitório Zago

2º Vice-Presidente: Armando Turtelli Júnior

1º Secretário: José Luiz Boldrini

2º Secretário: Roberto Jarbas Toledo

1º Tesoureiro: Renato Atílio Jorge

2º Tesoureiro: Carlos Rodrigues de Souza (falecido)

10/1977 a 10/1979

01ª Diretoria (Provisória)

Presidente: José Vitório Zago1ª Vice-Presidente: Maria Antonia M. Galeazzi

2º Vice-Presidente: Hermógenes de Freitas Leitão Filho (falecido)

1º Secretário: Eliézer Rizzo de Oliveira

2º Secretário: Júlio Hadler

1º Tesoureiro: Ulysses Cidade Semeghini

2º Tesoureiro: José Ricardo Figueiredo

19/05/1977 a 12/10/1977