ADunicamp parabeniza o STU pela realização do importante XIV Congresso dos Trabalhadores da Unicamp


A ADunicamp parabeniza o STU pela realização, de 23 a 25 de abril, do XIV Congresso dos Trabalhadores da Unicamp, um encontro fundamental para o fortalecimento da luta sindical e para a construção coletiva das estratégias de ações em defesa dos direitos da categoria e da universidade pública, gratuita e socialmente referenciada. Ações essas que, muitas vezes, são conduzidas em conjunto com a ADunicamp.

O Congresso, desde o seu primeiro dia, lotou a instalação do local onde ocorre, a sede do STU, com a participação aberta para trabalhadores/as na ativa ou aposentados/as, incluindo contratados pela Funcamp, terceirizados/as, estagiários/as e patrulheiros/as.

Além de questões relativas à gestão interna do sindicato, o Congresso debate temas fundamentais para a educação pública e o fortalecimento da atividade sindical.

Já no primeiro dia, foi eleita – entre cinco apresentadas – a tese guia para orientação para os debates e decisões do Congresso. A tese eleita, apresentada pelo coletivo Travessia Unicamp, tem como título “Unificar as lutas para enfrentar a crise econômica e garantir a democracia”, que recebeu 59 votos, quase o dobro da segunda colocada, que recebeu 31 votos de participantes. A tese propõe várias estratégias e ações e tem como norte mais amplo a “posição de pensar uma universidade pública, democrática com a participação dos técnico-administrativos”.

As contribuições apresentadas pela tese-guia tocam em pontos fundamentais da ação sindical na Unicamp, incluindo temas que também estão na base das ações permanentes da ADunicamp. Alguns dos temas propostos são: por um STU mais ativo e uma categoria mais solidária no combate ao sofrimento psíquico no trabalho; por uma nova tradição no STU que unifique efetivos e terceirizados; não a toda forma de opressão; defesa dos direitos democráticos e civis das pessoas LGBTQIAP+; defesa das mulheres nas universidades e na luta sindical.

A Diretoria da ADunicamp considera que nestes tempos de ataques permanentes ao ensino público e à ciência, o fortalecimento de todas as organizações e sindicatos que atuam nas universidades públicas é fundamental para assegurar a resistência e a defesa de nossas instituições de ensino.

Por fim, destacamos que a ADunicamp esteve presente na abertura do evento e lembrou que os e as docentes também são trabalhadores e trabalhadoras da Unicamp e se colocou à disposição para discutir uma possível participação da entidade na realização do próximo Congresso.


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *