Vamos reconduzir o ANDES-SN para o rumo da luta com independência em relação aos governos e reitorias e sem aparelhamento partidário!
A categoria docente tem enfrentado condições de trabalho degradantes, defasagem remuneratória, aumento no endividamento, falta de recursos financeiros e materiais nas nossas instituições, em um cenário de intensificação e plataformização do trabalho docente que impacta nossa saúde mental. As perdas de direitos por meio das contrarreformas têm afetado as famílias trabalhadoras de forma geral, e cada vez mais docentes acumulam o papel de apoio econômico a familiares, e de cuidadores, condição que recai com maior peso sobre as mulheres. Nesse contexto há necessidade de luta constante contra as discriminações e opressões, pois ainda que tenhamos avançado em termos uma categoria tem se tornado mais diversa, com o ingresso de pessoas negras, indígenas, quilombolas, com deficiência, trans e travestis, esse processo ainda está incompleto e enfrenta duros ataques.
Conheça a CHAPA 3 ANDES-SN CLASSISTA E DE LUTA neste link
Para docentes aposentadas(os), as várias manobras dos governos, para distanciar as remunerações de servidoras(es) da ativa e aposentadas(os) e confiscar parte dos rendimentos, criam um quadro de crescentes dificuldades para suprir as condições para a uma vida plena e saudável após décadas de contribuições à sociedade. Em resposta a esse quadro, docentes de todo o país se levantam em greves e enfrentam ataques antissindicais dos governos e reitorias, com a criminalização das lutas. Porém, vimos os danos do governismo para o movimento, a exemplo do desmantelamento da greve das federais de 2024 pela atual Diretoria do ANDES e coletivo Renova Andes, assim que o presidente Lula ordenou, sem que houvesse garantias do cumprimento do acordo. Apesar do simbolismo da posse de Lula, com indígenas, negros, mulheres e pessoas com deficiência subindo a rampa do Palácio do Planalto, seu governo mostra a cada dia, a impossibilidade de conciliar interesses antagônicos.
O “Teto dos Gastos” foi substituído pelo “Novo Arcabouço Fiscal”, preservando a máxima prioridade ao sistema da dívida pública. Enquanto isso, as contrarreformas administrativas vêm sendo aplicadas por governos municipais, estaduais e federal, articulando também os parlamentos e o judiciário. A independência política do nosso sindicato precisa ser retomada. Por isso, é preciso fortalecer um campo de oposição pela esquerda ao governo Lula/Alckmin, que capitula à ordem econômica capitalista, ao rentismo e ainda atua para desmobilizar os movimentos sociais. Defendemos os empregos, salários, direitos, terra, pela revogação e fim das contrarreformas e privatizações.
Essa mesma luta deve enfrentar também os ataques da direita reacionária, sem adesão à política de conciliação de classes. As causas e soluções para nossos problemas não se limitam às fronteiras nacionais. Há uma ofensiva internacional para intensificar a exploração de povos e continentes, em benefício de uma oligarquia financeira. O genocídio do povo palestino, por parte do Estado sionista de Israel, manifesta a violência da dominação e exige uma resposta a partir do internacionalismo proletário, com ações concretas em defesa de todos os povos que lutam por sua autodeterminação.
Defendemos a luta anticapitalista como indissociável das lutas contra todas as formas de opressão e o colapso ambiental!
COMPÕEM A CHAPA 3:
Presidente: Gean Claudio de Souza Santana (UEFS)
1º Vice-Presidente: Wagner Miquéias Felix Damasceno (UNIRIO)
2ª Vice-Presidenta: Celeste dos Santos Pereira (UFPEL)
3ª Vice-Presidenta: Maria Luzinete Alves Vanzeler (UFMT)
Secretário Geral: Welbson do Vale Madeira (UFMA)
1ª Secretária: Priscila Monteiro Chaves (UFES)
2ª Secretária: Maria Suely Soares (UFPR)
3ª Secretária: Gilcelene de Brito Ribeiro (IFPI)
1ª Tesoureira: Soraia de Carvalho (UFPE)
2º Tesoureiro: André Rodrigues Guimarães (UNIFAP)
3º Tesoureiro: Gihad Mohamad (UFSM)
REGIONAL SÃO PAULO
1º Vice-Presidente: José Vitório Zago (UNICAMP)
2ª Vice-Presidenta: Ana Luiza Pereira Barbosa (UFSCAR)
1º Secretário: Plínio Soares de Arruda Sampaio Júnior (UNICAMP)
2º Secretário: Rodrigo Monteferrante Ricupero (USP)
1º Tesoureiro: Robert Sean Purdy (USP)
2º Tesoureiro: Iuri Cavlak (UNIFESP)
Conheça a CHAPA 3 ANDES-SN CLASSISTA E DE LUTA neste link
#divulgação
0 Comentários