Uma nova onda de ascensão de forças conservadoras de extrema direita ou ultradireita ou ainda neofascistas tem acometido a América Latina nos últimos anos.
A guinada à esquerda começa a acontecer na América Latina no final da década 90. Mas ao longo das décadas seguintes observamos a não manutenção das políticas de caráter progressista a partir da ascensão de regimes de direita.
Após quase uma década de prevalência de governos de orientação progressista na região, a partir de 2009, após a crise econômica mundial e o reposicionamento da política externa norte-americana para a América Latina, observou-se que as forças de oposição conservadoras foram se reorganizando gradativamente e reconquistando terreno em vários países, especialmente em eleições legislativas.
Para analisar a ascensão das forças conservadoras de direita nos países da América Latina e quais os instrumentos que contribuem para essa escalada convidamos o professor André Kaysel Velasco e Cruz (IFCH/Unicamp), nosso entrevistado neste episódio do #PodcastADu.
Ouça no player abaixo!
Você pode ouvir o #PodcastADu nas principais plataformas do gênero: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts etc. E, se preferir, acesse pelo Youtube.
CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Vinheta: Edwiges Morato
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp
SIGA NOSSAS REDES
0 Comentários