Fundado em 2020, um pouco antes de entrarmos em confinamento por conta da pandemia, por estudantes de graduação e pós-graduação, o coletivo “A Voz do Morro” é fruto do aquilombamento negro da Faculdade Engenharia Agrícola da Unicamp (Feagri). O coletivo congrega estudantes negros e negras, num espaço, que tem sede própria, é um lugar de acolhimento, integração, respeito e resistência.
A população negra no Brasil é maioria da população, segundo dados do IBGE (56,10%), mas a superioridade nos números, no entanto, ainda não se reflete na sociedade brasileira, seja no mercado de trabalho, na política, em cargos de liderança e também na universidade.
Por isso, ações como a inauguração da sede do coletivo Voz do Morro, primeiro coletivo negro a ter sede física dentro da Unicamp, devem ser exaltadas e divulgadas.
No episódio de hoje vamos conhecer mais de perto como funciona esse coletivo nascido no alto do morro das terras de Barão Geraldo, derradeira localidade de abolição da escravatura no Brasil. Entrevistamos dois representantes do coletivo, ambos estudantes da Feagri: Rafaela Franco e Vitor Gonçalves da Silva.
Confira esse episódio no player abaixo:
Você pode ouvir o #PodcastADu nas principais plataformas do gênero: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts etc. E, se preferir, acesse pelo Youtube.
CRÉDITOS
Roteiro e apresentação: Cristina Segatto e Paulo San Martin
Edição: Paula Vianna
Vinheta: Edwiges Morato
Produção e Coordenação: Fernando Piva
Realização: ADunicamp
SIGA NOSSAS REDES
www.adunicamp.org.br
facebook.com/adunicamp
twitter.com/adunicamp
instagram.com/adunicamp
youtube.com/adunicamp
0 Comentários